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Mapa da INOVAÇÃ

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Os 9 passos da Inovação para s micro  pequenas empresas
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1- Ideia: Ideia de inovação trazida pelo empresário (só a ideia inicial, pensamento);

 

2-Validação da Ideia: Buscar orientações com as entidades para elaboração de um plano tecnológico da ação necessária para a inovação a ser desenvolvida, afim de validar e certificar-se de que será viável a criação do produto;

 

3-Busca da inovação tecnológica: a partir da ideia criativa apresentada, e seguir para elaboração do modelo inicial de tecnologia a ser desenvolvida;

 

4- Planejamento da viabilidade econômica: OBS: se sim, seguirá para o próximo passo, se não, já para por aqui e evita-se prejuízo ou dispêndios com uma ideia de tecnologia não inovadora;

 

5- Busca por interação com incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras, entidades e instituições, a fim de validar a inovação, receber parecer sobre a tecnologia a ser desenvolvida, e também realizar testes em parceria com as mesmas; Neste momento é importante o Grau da TRL da inovação; OBS: Caso o parecer das entidades consultadas for negativo, aí o projeto retorna para ajustes e correções;

 

6- Obtenção de parecer favorável das entidades especializadas consultadas, segue para elaboração do modelo básico (protótipo), adequação em níveis TRL mais elevados, de 4 a 6;

 

7- Modelagem e prototipagem empresário poderá então caso necessite de capital para financiar a sua tecnologia, inicialmente consultar se existem leis e incentivos fiscais que possam auxiliá-lo no custeio da produção da tecnologia para colocação desta no mercado

 

8-Produto pronto e testado: Neste ponto o foco agora está no mercado, e caso não se enquadre em situação de receber recursos por meio de incentivos fiscais, o empresário poderá então caso necessite de capital para financiar a sua tecnologia, consultar o rol de entidades de apoio;

 

9-Negociação para produção e finalização da inovação tecnológica desenvolvida. Neste ponto é importante o grau da TRL em maior nível que irá definir as estratégias de ataque ao mercado, que poderá ser com incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras, entidades e instituições, apresentação em feiras, congressos e exposições tecnológicas relacionadas ao produto criado, bem como, suas abordagem de vendas ou escalonamento do produto.

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